Gatos: Mitos x Verdades

23:57 Ana Paula Sial 10 Comments


Bom, hoje eu vou falar um pouquinho dos mitos que envolvem esse bichinho que é amado por muitos e também odiado e incompreendido.

Logo de cara, deixarei claro que não sou cientista, veterinária e nem vidente hahahaha. Sou apenas uma pessoa apaixonada por gatos desde que criança, então o que vou falar vai ser baseado em textos (créditos no final do post) e experiencias pessoais, afinal tenho gato desde que me conheço por gente sahuasuhashu 25 anos é bastante coisa heim sahuashuashuhuashuas

Vou escrever o que eu geralmente ouço como afirmação por parte de algumas pessoas e logo depois responderei cada uma (do meu jeito :p)



Gatos transmitem doenças.
Mito. Todo animal bem cuidado e limpo não transmite doença, tenho gatos a 25 anos e nunca tive doença nenhuma por causa deles. Lembrando que você deve sempre limpar a caixinha de areia deles, porque isso sim pode virar um problema.


Gatos são traiçoeiros.
Mito. Gatos são incompreendidos na verdade, por serem desconfiados, um pouco menos dependentes que os cachorros, e por serem um tanto quietos e misteriosos e não saírem abanando o rabo pra qualquer um sauhsahuashuhuas geralmente as pessoas pensam isso.


Gatos não se apegam ao dono e sim a casa.
Mito. Embora os gatos realmente tenham um senso territorial forte e uma facilidade gigante de adaptação a locais, os gatos se apegam sim aos seus donos, dizem até que, longe de seus donos eles ficam deprimidos. 
Minha gatinha Luna por exemplo, quando eu durmo fora de casa, minha mãe sempre fala o quanto ela fica tristinha. 
E mais uma Curiosidade, dizem que, em 1952, uma gata persa andou mais de 2.400 quilômetros pelos Estados Unidos até encontrar seus donos, que se mudaram da Califórnia para Oklahoma. 


Gatos não são carinhosos.
Mito. Gatos são carinhosos sim, minha gatinha Luna por exemplo, parece que sabe exatamente quando estou triste, deita perto de mim e me olha como se entendesse o que está acontecendo, sim parece meio meloso da minha parte sauhsauhashu mas não é, por incrível que pareça (pra quem não tem gatos), eles são ótimas companhias.


Gatos pretos dão azar e são do demônio.  
MITO. Cara, tipo, CARAAAAAAA como eu fico indignada de ouvir isso, minha nossa, em pleno século XXI, ainda tem gente que pensa assim???? cruz credo. Gato preto NÃO dá azar, a sua ignorância dá azar. 

Esse mito do gato preto surgiu porque antigamente (Idade Média) acreditava-se que os felinos, devido aos seus hábitos noturnos, tinham relação com o demônio e se fossem pretos ( que é  a cor associada à trevas), pior ainda, acreditava-se até que eles eram bruxas disfarçadas.

E digo mais, isso é muito relativo, pois no Egito, o gato independente de ser preto ou não, era cultuado como um deus e trazia muita sorte.

Infelizmente ainda hoje, os gatinhos pretos sofrem pela ignorância de algumas pessoas :'(. Gatinhos pretos são lindos e amáveis, trazem amor e sorte como qualquer outro gato #desabafo.


Gatos tem 7 vidas.
Mito. Nossa quem dera se eles tivessem 7 vidas ahahaha, isso na verdade é outra superstição, tanto que em alguns países no Hemisfério Norte, a lenda diz que eles tem até 9. 

Dizem que essa superstição surge porque gatos raramente ficam doentes e tem facilidade de sair de situações consideradas perigosas.

E na história, também voltamos lá na idade média com os gatos pretos, houve uma tentativa de eliminar todos os gatinhos, porem eles não conseguiram, algumas pessoas até criavam gatos em segredo para que a espécie não morresse, daí também essa história de que eles teriam 7 vidas (ou 9, dependendo do lugar rsrsrs).


Gatos sempre caem de pé.
Mito. Esse é um dos mitos que deram origem à história das 7 vidas. O gato tem aquela coisa de girar no ar e cair de pé mesmo, mas a queda precisa ser de uma distância mínima de 60 centímetros do chão para que eles consigam se virar a tempo. E se for de uma altura muito grande, mesmo caindo sobre as 4 patas, podem se machucar. Eu tive um gato, que era bem engraçado, ele era todo estabanado, não caia de pé quase nunca sahusahusauhhuasuhas.


Gatos odeiam água.
Mito. Isso depende muitOOOO do gato, é questão de costume. Certa vez visitei uns parentes que tinham um gato, chamado Mingau, que amava deitar na bacia de água sauhashuashuhaus. E também, algumas raças, como o maine coon e o turkish van, adoram. Tanto que na falta de um rio ou lago, se enfiam debaixo de torneiras, dentro de banheiras e até em vasos sanitários. 


Gatos podem ver no escuro total.
Mito. Mesmo eles tendo uma visão noturna 10 vezes melhor do que a dos humanos e suas pupilas se dilatarem para conseguirem aproveitar ao máximo toda a luz disponível, ainda assim, é preciso haver alguma luz para que uma camada extra de células que existe nos olhos dos gatos possa refleti-la de volta à retina, aumentando a visão.


Ter um gato reduz o stress e melhora a saúde do dono.
Verdade (uhullll xD). Pesquisas apontam que o ronronar é poderoso*, causando bem-estar, serenidade e uma facilidade maior para dormir nos donos dos gatinhos.

Essas constatações podem ser percebidas na prática, através de pessoas que conseguiram melhorar os sintomas de depressão, crises de ansiedade e stress ao adotar um gatinho. Foi por isso que a psiquiatra Nise da Silveira começou a desenvolver a gatoterapia no Brasil no começo da década de 50.

Um gatinho ronronando no colo se mostrou mais eficaz do que muitos tratamentos, e a explicação é simples: a frequência do ronrom é entre 25 e 50 hertz, a mesma utilizada na medicina esportiva para acelerar cicatrizações e recuperar lesões.

Desde então diversos estudos estão sendo desenvolvidos na área do “ronronar”, da Universidade de Minesota à gigante de tecnologia Apple, que desenvolveu um aplicativo com ronron de gatos, todos se mostram cada vez mais interessados nos bichanos e em seu poder terapêutico. 

*Pesquisa do veterinário francês Jean-Yves Gauchet, aplicada em 250 voluntários que ouviram 30 minutos de ronronar felino. Fonte: Istoé 10/02/2010 (via whiskas)



Bom, como vocês podem ver, são mais mitos shuashuahsuhuas e ainda tem muito mais coisas a se dizer sobre eles. Não vou dizer que não sou supersticiosa em relação a esses bichinhos, mas eu acho que eles só trazem sorte ;).

Deixo pra vocês um vídeo super fofo falando sobre a historia dos gatos, que vai dar pra entender melhor alguns dos mitos ;)


Bom gente, se vocês gostam de gatos, discordam, concordam, tem mais dúvidas, pode perguntar :p . E para aquelas pessoas que não gostam de gatos, eu faço um pedido: Por favor, não maltrate esses bichinhos, só porque você não gosta, não quer dizer que eles mereçam ser maltratados ok?

Um beijo pra todos ;)


Fontes de pesquisa: amordegato.com.br | super.abril.com.br | whiskas.com.br | muitointeressante.com.br
Fonte das imagens: as que não são minhas, peguei google (se alguém souber o dono, comenta que eu ponho os créditos)

Você também vai gostar de:

10 comentários:

  1. Adoro gatos, pena que eu tenho alergia :/
    Adorei saber mais sobre eles.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que pena, conheço algumas pessoas que são alérgicas também :|
      Mas que bom que gostou do post ;)
      bjs

      Excluir
  2. Que post mais mimoso *o*
    eu sou apaixonada por gatos, os caninos que me desculpem mas meu coração é dos felinos.
    Li todos os mitos que o povo inventa e acho absurdo. Nunca entendi o mito do "gato não se apega ao dono", até parece ¬¬º eles possuem sentimentos como os cachorros, só comportam-se de maneira mais independente, o que é ótimo porque se você está muito cansada, não precisa ter que levantar e levá-lo para passear! hehe
    Se deixar eu passo a noite falando aqui.. enfim, já tive uns 3 gatos pretos e ambos sempre deram mais do que sorte, eram gatos carinhosos, dóceis e super amáveis, sinto muita falta dos meus babys =/
    Blog - Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles inventam porque não conhecem e infelizmente não procuram conhecer :/ o que é uma pena.
      E essa parte de não levar pra passear realmente é realmente um bônus né?! shuahhuashusausuhsa eles ficam felizes só com carinho o que é uma maravilha :3
      bjss moça, volte sempre :)

      Excluir
  3. Que coisa mais fofa o seu gatinho *-* Sou louca pra ter um, mas minha mãe tem alergia e não libera eu ter :c

    xoxo, Thaaay
    Chovendo Algodão Doce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena, conheço bastante gente que tem alergia :/
      Obrigada pela visita moça, volte sempre :3

      Excluir
  4. Que coisa fofa o seu gato! Eu sou apaixonada, mas tenho alergia então não posso ter :( gostei muito desse post sobre os mitos. Muitas pessoas tem um certo preconceito baseado em coisas que ouviu dizer por ai e nem sabem se é verdade ou não. beijos, http://mirrorandberries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena, tem uma galera que tem alergia :/. Fico muito feliz que tenha gostado *-*. Pois é as pessoas tem essa mania, o que é triste né?!
      bj moça, volte sempre

      Excluir
  5. Oi, adorei o post! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom *-*. feliz que tenha gostado
      bjs

      Excluir