Tim Burton: Gênio com uma dose de insanidade.

04:31 Ana Paula Sial 2 Comments

 "Nunca houve um gênio sem uma dose de insanidade." Aristóteles

Hoje vou falar do cara que faz meu coração bater mais forte, o cara que consegue criar o "impossível", o cara que alguns consideram meio louco (será?), o cara que pra mim é um artista e um gênio que não existe e nem existirá igual, esse cara é o Tim Burton.

Se você pensa que não sabe de quem eu estou falando, eu vou provar que você está errado(a)...

• Sabe aquele filme de Alice no País das Maravilhas que se alastrou recentemente, com efeitos irados? pois é, foi dirigido por ele. 
• Sabe aquele filme do carinha que tinha mãos de tesoura, que passava frequentemente na sessão da tarde? pois é, também foi dirigido por ele. 
• E aquele filme de animação da caveirinha que queria ser papai noel? pois é, produzido por ele também. 
• E ainda aquele filme antigão que quando a menina chamava "Besouro Suco" (Beetlejuice) 3 vezes, aparecia um cara bizarrão com roupas listradas (que tá na moda agora haha)? também foi dirigido por ele. 

Resumindo... posso passar o dia aqui mostrando os filmes irados (ou muito loucos) que você assistiu que tem o dedinho ou a mão inteira desse cara ae.



Alguns dos filmes:

Bom continuando .. vamos falar um pouquinho da biografia do cara:

Timothy William Burton (ou simplesmente Tim Burton), nasceu a 25 de Agosto de 1958, em Burbank e é um cineasta americano. O seu trabalho é constituído usualmente por temáticas sombrias, frequentemente acompanhado do ator Johnny Depp e da esposa de Tim Burton, Helena Bonham Carter (sabe a Bellatrix de Harry Potter?! hahaha), com quem tem dois filhos.

Tim Burton é o primeiro dos dois filhos de Bill Burton e Jean Erickson. Descreveu sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Ele achava a vida doméstica e a escola difícil e fugia da realidade do cotidiano lendo livros sombrios de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror de baixo-orçamento. Uma figura cinematográfica de importância na infância de Burton é Vincent Price, cuja filmografia influenciaria a carreira do diretor.

Após o colegial, ele ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia. Ele estudou Animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Foi no período que trabalhou na Disney que Tim Burton criou e dirigiu sua primeira curta-metragem: Vincent, com o personagem principal baseado no ator Vincent Price. 


OFF: Dizem que o curta Vincent é praticamente um documento biográfico de Tim Burton. Ele é fã do lendário Vincent Price e o pequeno e bizarro personagem que dá título ao curta tem uma aparência muito próxima do diretor. 

Bom, a partir daí, com seu apego ao horror com sua habilidade para a comédia, Tim fez vários filmes de sucesso e infelizmente alguns que não foram tão sucesso assim (nem tudo são flores né galera rs).

Mas ele não se limitou simplesmente a uma carreira cinematográfica: em 1997, escreveu “O triste fim do pequeno menino Ostra e outras histórias”, que apesar de ser um livro infantil, contém cenas de violência familiar, suicídio, sexo não explícito e traição extraconjugal.

E em 2009, ele fez uma exposição, nada mais nada menos que no MoMA (o museu de arte moderna de Nova York), choreMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM, com direito a trailerzinho dirigido por ele e tudo mais.


Bom, já que meu amor por esse cineasta não tem limites, faço um post mais pra frente falando somente sobre a exposição dele no MoMA, se não vai ficar um post imenso haha.

E então galera, vocês gostam do Tim Burton? Não gostam? Acham ele louco? ou são fãs loucos por ele como eu? hahaha 

Se quiserem saber mais sobre ele, indico esse site aqui :3

Beijos ;)

Fontes de pesquisa: o estranho mundo de tim burton, cinetoscopios, entre o genio e a loucura, alma de gelo.
Fontes de imagens: google



Você também vai gostar de:

2 comentários:

  1. Adoro Tim Burton! Um dos meu diretores favoritos. Adoro o tom obscuro dos filmes dele e a arte (cenários, roupas...).
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou moça, o Tim é mesmo demais né?! xD
      bjss

      Excluir