Composição na Fotografia

00:23 Ana Paula Sial 12 Comments


Hoje eu vim falar um pouquinho sobre a composição na fotografia. A composição é um dos elementos mais importantes da fotografia, é ela que vai diferenciar a sua foto, é ela que vai fazer com que sua foto chame a atenção (ou não rs)


A composição é como você organiza os elementos dentro da sua foto, isso pode ser feito com linhas, cores, perspectiva, luz, ângulo, planos, etc. A sua foto é resultado do equilíbrio desses elementos.

Ela também depende da criatividade de cada pessoa. Por exemplo, eu posso dar 3 objetos iguais, para duas pessoas diferentes, e sairão duas fotos totalmente diferentes, pois cada pessoa criará uma composição diferente para esses objetos, tornando a foto mais, ou menos interessante.

Bom isso é tipo o básico do básico, ou seja, PESQUISEM porque é bem mais profundo que isso.

Agora eu darei algumas dicas que eu aprendi nos cursos que eu fiz e também lendo por ai, mas lembrem-se "Toda regra possui exceção"

1 - Domine a Regra dos Terços
A regra dos terços é muito simples e fácil de ser utilizada. Ela consiste em dividir a imagem em três terços imaginários, horizontais e verticais. Segundo estudos, o olho humano "lê" primeiramente os quatro pontos de intersecção destas linhas. Ou seja, coloque o que você quer fotografar nesses pontos, para que ao "ler" a fotografia, a pessoa não se perca em outros elementos e sim no que você quer realmente mostrar.

Quer dizer que se eu usar a regra dos terços minhas fotos sempre vão ficar legais Ana?
É claro, que NÃO. Isso vai ajudar bastante, tipo MUITO mesmo e isso é fundamental, mas ainda tem uma série de coisas que tornará a sua foto "legal" ou não.

Hoje no próprio celular e câmeras simples, você tem a opção de "adicionar grade" ou "guias", que nada mais é que visualizar essa divisão da regra dos terços. Lembrando que isso não é obrigatório, é uma dica, mas TODO fotografo deve dominar a regra dos terços.
Até meu cel que é ruimzim tem as guias hehe 

2 - Concentre a atenção do espectador
Sabe aquela foto que você olha que tem tanta coisa que você nem sabe por onde começar? pois é, pelo menos pra mim, isso irrita muito, lógico que vai ter gente que gosta e tem gente que vai fazer propositalmente, eu sinceramente acho que "menos é mais". Ou seja, coloque em primeiro plano o foco da foto, o que você quer mostrar na sua foto (aproveita e usa a regra dos terços se precisar rs). Isso pode ser feito com formas, linhas, tudo, mas enfatize o que é prioridade na sua foto.
Embora possua alguns erros, fundo quase neutro para concentrar a atenção na bailarina 

3 - Use Profundidade de Campo
Isso também fica meio dentro da dica anterior. A profundidade de campo é o que define que áreas da foto ficarão em foco/nítidas e quais estarão em desfoque. Ela geralmente depende da abertura do diafragma. Resumindo, desfoque o fundo rsrsrs, isso vai fazer com que o que você quer mostrar fique "isolado" e ganhe enfase na foto.
Chapeleiro Maluco. Primeiro plano: Chá, Segundo plano: pessoa

4 - Use molduras 
Tá ai uma coisa simples que pode ter um resultado super hiper legal, mas que tem que ser usada com extremo cuidado, porque as vezes a moldura acaba chamando mais atenção que a foto, e a intenção é o oposto, é que a moldura, destaque o que você quer mostrar na foto.
Tentativa de moldura :3 quase deu certo!

5 - Dê atenção ao fundo da foto
O fundo da fotografia, pode enriquecer ou até "estragar" uma foto completamente. Fique atento se não há elementos conflitantes ou que chamem muita atenção no fundo, porque assim sua foto pode perder o foco.
A intenção era destacar o pássaro, mas o fundo esta confuso, o foco esta confuso e não foi enquadrado corretamente. OBS.: a foto é minha, eu posso criticar a vontade rsrsrs

Bom, existem mais zilhões de coisas que incluem a composição e vai da criatividade de cada um. E sempre lembre "Toda regra possui exceção". Se eu não usei a regra dos terços, a moldura, o desfoque, etc etc, em alguma foto eu tive motivos pra isso, vai de cada pessoa, SEMPRE.

Por enquanto é isso gente, foram só dicas básicas, mas espero que gostem e que ajude de alguma forma.

xoxo


Já estão participando do sorteio? clica aqui pra participar heim ;)

Você também vai gostar de:

12 comentários:

  1. guria, adorei as dicas, amo fotografia, e pela primeira vez na vida estou quase conseguindo comprar minha câmera, então tenho visto muitas dicas em blogs pra quando eu comprar minha câmera já poder sair testando isso por aí, mal posso esperar.

    Obrigada pela sua visita, beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou :D
      É bom sempre já ir estudando ;)
      bjs

      Excluir
  2. Olá
    quanta dica legal :)
    adoreiii
    beijus

    ResponderExcluir
  3. Dicas perfeitas. A Composição é a que faz A diferença para uma boa fotografia =)
    BlogInstagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a composição é essencial :D. Que bom que gostou das dicas. bjs

      Excluir
  4. Wow, achei sua postagem super completa!
    Gostei bastante, toda pessoa que curte fotografar, deve saber disso para obter um bom resultado!
    Beijos,
    Blog Senhorita Deise | Instagram | YouTube

    ResponderExcluir
  5. Como assim tentativa de moldura ? ficou perfeiito

    Adoro suas fotografias e super curti essa dica rs, tenho um post programado a respeito mas vai demorar pra vir hhhahah
    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *_* nhaa que bom que gostou, obrigada :3. Aguardarei ansiosamente seu post, sei que tu é fera nas fotos ;)
      bjs

      Excluir