Cosplay e Características físicas: Pense fora da caixa

01:16 Ana Paula Sial 2 Comments

ilustração da esquerda: assinatura na imagem | ilustração da direita: Disney
Já faz um tempo que eu quero falar sobre isso aqui no blog, como ia ser uma postagem muito grande eu achei melhor  fazer um vídeo... mas pra adiantar preciso fazer um recorte aqui.

Quem é negro e já tentou fazer cosplay (eu sou um exemplo disso), percebeu que a quantidade de personagens negros é bem pequena e na maioria das vezes são personagens com os quais você não se identifica. 

Pra mulheres então nem se fala, uma grande parte é muito sensual ou até mesmo vulgar e quase sem roupa na maioria das vezes.

Ai começa o problema, eu, por exemplo, não consigo usar essas roupas e não gostei de nenhum personagem que tenha o meu tom de pele... mas isso quer dizer então que eu não posso fazer um cosplay?

Pense sobre isso...

Alguns dias atrás a blogueira Ana Lídia Lopes, fez uma adaptação maravilhosa de Arlequina, com lindos cabelos cacheados e pele negra (ou morena pra alguns ai). Foto maravilhosa e de muito bom gosto, muitos elogios... até que começa o mimimi de “nossa mas não tá nada parecido, a Arlequina é loira”. (E infelizmente ainda teve racismo disfarçado de opinião)

Mas me digam, qual é o problema dela não ser fisicamente exatamente como a personagem?
Arlequina: Ana Lídia Lopes
Vamos começar então por uma pergunta simples... “O que é cosplay?”

Cosplay, abreviação de Costume Play, é customizar-se como um personagem (desenho, filme, série, etc), "Fantasiar-se". Brincar de se vestir como personagem. Interpretar um personagem. Isso não quer dizer que você tenha que ser a cara do personagem né? Até porque NINGUÉM será, pode até ser parecido mas nunca igual.

Isso quer dizer que você usa sua criatividade e materiais disponíveis, para brincar e se disfarçar de um personagem que você gosta.

Bom a Ana Lídia não é cosplayer (pessoa que faz cosplay), mas ela se fantasiou de Arlequina, usou a criatividade pra fazer uma Arlequina que ela gostava e fim. 

Não há nada de absurdo nisso, não há nada de “nossa mas não tá nada parecido, a Arlequina é loira” e principalmente não há nada de feio nisso.

Arlequina (Margot Robbie) - Esquadrão Suicida

E olha que eu nem vou citar algumas edições de quadrinhos que eles mudam totalmente a aparência do personagem, se não vou apanhar aqui hahaha

Então amigos isso quer dizer que, se você for negro e quiser fazer um personagem branco, FAÇA. Se você for branco e quiser fazer um personagem negro, FAÇA ... se for gordinha e quiser fazer um personagem magro, FAÇA ... e assim sucessivamente ... acho que ninguém deve se limitar.

E sim, existe personagens negros legais (apesar do que já foi citado acima), que são os mais recorrentes quando alguém negro quer fazer cosplay, como por exemplo a Tempestade (X-Men), Blade, Michone (TWD).

Porém, vamos começar a pensar fora dessa caixinha padronizada, pelo amor de God.

Se você gosta do personagem, independente de etnia, ou aparência física diferente dele, esqueça os outros e seja feliz, faça seu personagem com a cabeça tranquila.

E pra fechar vamos ver alguns cosplays lindos e fora do padrão:


Sailor Moon
Cosplayer: Taylor Hobbs 
Fotógrafo: Kayhettin




Cammy - Street Fighter
Cosplayer: Voodoo Howyacall
Fotógrafo: Andrew Stevens





Mario Bros
Cosplayer: Lonnie_Alex_cng




________________________________BÔNUS________________________________

Projeto Identidade
Idealizado por Noemia Oliveira e Orlando Caldeira 
propõe uma reflexão sobre os valores estéticos impostos na sociedade e a representatividade negra, saiba mais aqui



_________________________________________________________________________


Enfim... faça o personagem que você gosta e não ligue pro que os outros dizem. Se isso aqui já vai causar picuinha, imagine se eu começar a falar da polemica toda de personagens brancos sendo interpretado por negros nos filmes... óooo tem muita coisa pra pensar fora da caixa ainda.


*Lembrando que todo esse post é opinião pessoal*

Beijos galere :*






Você também vai gostar de:

2 comentários:

  1. Hello :)

    MEUDEUS eu amei esse post. Eu sempre fico tipo "caramba, qro muito fazer um cos mas não tem ngm que se pareça cmg!" e então criei uma personagem na minha cabeça q seria uma lady sith (Star Wars) só pra poder fazer alguma coisa. Gostei muito de você ter mostrado que se queremos, podemos fazer, já que é apenas uma brincadeira, como o próprio nome já diz.

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.uncreativeplace.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Bia, acho também muito legal criar o próprio personagem, adoraria ser uma lady sith :D. Mas lembre-se que não há limitações, se quer ser qualquer personagem que já exista, seja! e se divirta. Fico feliz que gostou e que tenha entendido um pouco disso. Não se limite mocinha ;)
      bjs

      Excluir